
A assistĂȘncia social no Brasil Ă© feita por meio de polĂticas pĂșblicas que visam proteger e desenvolver pessoas, famĂlias e comunidades em situação de vulnerabilidade. O Fala MDS reuniu trechos de entrevistas de convidados do Programa em 2024, que explicaram como o MinistĂ©rio do Desenvolvimento e AssistĂȘncia Social, FamĂlia e Combate Ă Fome trabalha essa pauta.
Nessa reedição especial, foram selecionados trechos das participaçÔes do secretĂĄrio nacional de AssistĂȘncia Social do MDS, AndrĂ© QuintĂŁo; do diretor do Departamento de Proteção Social Especial do MDS, Regis Spindola; da secretĂĄria de Avaliação, GestĂŁo da Informação e Cadastro Ănico do MDS, LetĂcia Bartholo; e da secretĂĄria nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino.
AndrĂ© QuintĂŁo esclareceu que a assistĂȘncia social no Brasil funciona em forma de rede, por meio do Sistema Ănico da AssistĂȘncia Social (SUAS), de programas, serviços socioassistenciais, projetos e dos benefĂcios de transferĂȘncia de renda. “Buscamos garantir e fortalecer uma rede de proteção social, seja na prevenção e no fortalecimento do convĂvio familiar, da dignidade humana, atuando naquelas situaçÔes em que os direitos das pessoas foram violados, situaçÔes de violĂȘncia domĂ©stica, trabalho infantil, população em situação de rua, idosos e pessoas com deficiĂȘncia em situação de abandono”.
A assistĂȘncia social atua ainda em situaçÔes de emergĂȘncia ou calamidade pĂșblica, dando suporte no abrigamento, acolhimento e no atendimento a necessidades bĂĄsicas de pessoas afetadas, por exemplo, por desastres climĂĄticos. Em um ano marcado pela tragĂ©dia no Rio Grande do Sul, o MDS criou uma Força de Proteção do Sistema Ănico de AssistĂȘncia Social especialmente para atuar no estado. Regis Spindola conta como nasceu a FORSUAS/RS.
“A polĂtica de assistĂȘncia social jĂĄ vem sendo convocada historicamente a atuar nas situaçÔes de calamidade pĂșblica e emergĂȘncia. As situaçÔes referentes Ă s chuvas, as questĂ”es relativas Ă seca, estiagem, incĂȘndios. Em todas essas situaçÔes a gente precisa garantir mais proteção para as pessoas que estĂŁo sendo atingidas e a FORSUAS vem justamente nesse sentido, a constituição de uma Força que tem uma abrangĂȘncia nacional, para garantir proteção no Ăąmbito da assistĂȘncia social”.
Como parte das polĂticas de transferĂȘncia de renda da assistĂȘncia social, o Bolsa FamĂlia Ă© essencial para garantir as condiçÔes mĂnimas de sobrevivĂȘncia das pessoas de baixa renda do paĂs. “O que nĂłs queremos Ă© que cada vez mais as gestĂ”es municipais, as gestĂ”es estaduais tenham compromisso de fazer o benefĂcio chegar Ă quela famĂlia que mais precisa. Esse Ă© o desenvolvimento que nĂłs estamos trabalhando”, pontuou a secretĂĄria Eliane Aquino.
Mas, para que os benefĂcios cheguem a quem mais precisa, Ă© fundamental identificar essas pessoas e incluĂ-las no Cadastro Ănico. “O Cadastro ele sĂł toma forma quando, na metade de 2003, surge o Programa Bolsa FamĂlia e o Cadastro Ănico tem a gestĂŁo unificada ao Bolsa FamĂlia. Ali que ele começa o seu processo de melhoria e qualificação”, recordou a secretĂĄria LetĂcia Bartholo.
Fala MDS
O Fala MDS Ă© um videocast produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Assessoria de Comunicação do MDS. Os 18 episĂłdios da primeira temporada foram transmitidos pelo Canal Gov, entre os meses de agosto e dezembro. Todo o conteĂșdo estĂĄ disponĂvel nos canais do YouTube: @canalgov e @mindesenvolvimento .
Podcast
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/fala-mds-entenda-como-funciona-a-rede-de-assistencia-social-no-brasil/?fsp_sid=38945