Nutricionista explica como se proteger do calor extremo no Carnaval





É tempo de folia pelo Brasil. Apesar de ser um período marcado por muita música e diversão, especialistas alertam que é preciso ter cuidado com o calor extremo que assola o Brasil nesta época do ano para não ter de abandonar o Carnaval mais cedo.


Durante a festa, é comum passar horas em pé, exposto ao Sol, e consumir bebidas alcoólicas. O resultado desta combinação pode elevar os riscos de desidratação, insolação e até causar outros problemas de saúde.



Especialistas de diferentes áreas reuniram as principais dicas para curtir o Carnaval sem descuidar do corpo durante a folia. Veja abaixo!


Hidrate-se sempre


A hidratação tem que estar em dia sempre mas, no Carnaval, ela se torna ainda mais essencial. Beber água evita a perda excessiva de líquidos e mantém o funcionamento do organismo adequado.


“O ideal é ingerir entre 350 e 500 ml de água por hora, mesmo sem sentir sede”, orienta a nutricionista Isis Helena, do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo.


O consumo de bebidas alcoólicas não substitui a água. Na verdade, o álcool tem efeito diurético (aumento da produção e eliminação de urina), o que acelera a desidratação.


“A recomendação é intercalar cada bebida alcoólica com um copo de água ou beber água antes da próxima dose”, recomenda a nutricionista. A qualquer sintoma de boca seca, fadiga, náusea, tontura e dor de cabeça, é recomendável buscar ajuda de algum especialista, pois são sinais de alerta de desidratação.

Para evitar o problema, a especialista recomenda levar uma garrafinha térmica com água gelada para beber ao longo do dia. Os cuidados com crianças, idosos e indivíduos com doenças crônicas devem ser redobrados.


Use protetor solar e acessórios contra o sol 


Além da hidratação, os cuidados com a pele também devem ser mantidos e até redobrados. “O uso de protetor solar com FPS 50 ou mais, reaplicado a cada duas ou três horas — e sempre após suor excessivo ou contato com água — é fundamental para prevenir queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e reduzir o risco de câncer de pele”, aponta o dermatologista Rafael Parisi, do Hospital Brasília.


Imagem colorida mostra água e protetor no solar no fundo de uma piscina - Metrópoles
Água e protetor solar são itens primordiais para curtir o Carnaval com segurança

A prevenção constante é essencial para evitar a radiação UVB — responsável por causar queimaduras, mais intensa entre 10h e 16h — e a radiação UVA, associada ao envelhecimento da pele e o câncer de pele, mas que ocorre durante todo o dia. 


Além do protetor, Parisi recomenda o uso de chapéus, bonés, óculos de sol com proteção UV e roupas leves que cubram a pele para se proteger ainda mais. “Sempre que possível, vale fazer pausas à sombra, procurar locais ventilados e evitar ficar horas seguidas sob sol direto”, diz.


Prefira roupas leves e calçados confortáveis


Estar em bloquinhos é sinônimo de ficar em pé por horas curtindo a folia. É essencial estar com o físico em dia para aguentar o ritmo e o calor extremo. A utilização de roupas leves e calçados confortáveis também ajuda a se manter sem incômodos na festa. 


“Usar roupas leves, confortáveis, de cores claras e tecidos naturais ajuda a diminuir a retenção de calor e o risco de mal-estar. O calçado deve ser confortável e suportar bem a movimentação, de preferência um bom tênis de caminhada”, orienta o médico do esporte Pablius Braga, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.






Source link

https://chumbogrossodf.com.br/nutricionista-explica-como-se-proteger-do-calor-extremo-no-carnaval/?fsp_sid=257327

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato